Política de Alfabetização e Letramento integrará Rede Municipal de Ensino
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Foto: Prefeitura de Joinville / Divulgação -
Iniciativa visa garantir a alfabetização de todos os estudantes até o fim do 2º ano e consolidar a ortografização e a produção textual até o 3º ano
Em um evento realizado no auditório da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), a Prefeitura de Joinville lançou a nova Política de Alfabetização e Letramento da Rede Municipal de Ensino. O documento estabelece diretrizes para Centros de Educação Infantil (CEIs) e escolas municipais, com o objetivo de assegurar que todos os estudantes sejam alfabetizados até o final do 2º ano do Ensino Fundamental e que consolidem suas habilidades em ortografia, leitura e produção textual até o 3º ano.
O evento contou com a participação da vice-prefeita Rejane Gambin, gestores escolares, e representantes de Secretarias de outros municípios da região de Joinville. Além da apresentação oficial do documento, foi promovida uma mesa redonda para discutir os principais pontos da política e compartilhar práticas pedagógicas exitosas implementadas em CEIs e escolas municipais.
O secretário de Educação de Joinville, Diego Calegari, destacou as melhorias que vêm sendo realizadas na etapa de alfabetização desde o início da gestão e ressaltou que a nova política integra as ações que servirão como diretrizes para toda a rede municipal. “O documento apresenta o que esperamos como resultado desse processo de alfabetização, que todos os alunos aprendam a ler e escrever, desenvolvendo não apenas a capacidade, mas também o gosto pela leitura e escrita. Esses são eixos fundamentais do desenvolvimento acadêmico e pessoal dos nossos estudantes”, explicou Calegari.
A Política de Alfabetização e Letramento da Rede Municipal de Ensino, disponível no site da Prefeitura de Joinville, está estruturada em oito tópicos principais. Entre eles, destacam-se a nucleação, avaliação, formação de professores e práticas pedagógicas que visam apoiar os profissionais da educação no processo de alfabetização e letramento, promovendo uma educação de qualidade e equitativa para todas as crianças.
Novo modelo pedagógico visa continuidade educacional e fortalecimento do processo de alfabetização
Em uma iniciativa pioneira, a Prefeitura de Joinville, através da Secretaria de Educação, implementou a Política de Nucleação, um modelo criado em 2021 que busca promover a colaboração e o desenvolvimento de práticas pedagógicas integradas entre Escolas e Centros de Educação Infantil (CEIs). A estratégia visa garantir uma educação coesa e integral para os alunos ao longo de sua trajetória escolar, especialmente no crucial processo de alfabetização.
A diretora executiva de Políticas Educacionais da Secretaria de Educação, Giani Magali da Silva de Oliveira, destaca que a transição da Educação Infantil para o Ensino Fundamental costuma representar uma ruptura significativa para a criança, devido às diferenças na abordagem educacional dos dois segmentos. “Ao trazermos a nucleação para o processo de alfabetização, estamos mostrando para os profissionais da Educação Infantil e do Ensino Fundamental que é a mesma criança, com os mesmos direitos de infância e aprendizagem. Ela entra no primeiro período e tem quatro anos para se apropriar do código linguístico”, explica Giani.
O modelo de nucleação integra a etapa de alfabetização desde a Educação Infantil, desenvolvendo o potencial da criança de forma contínua e harmoniosa. Este processo envolve um trabalho colaborativo entre escolas e CEIs, facilitado pela gestão escolar e sustentado por um programa de formação continuada de professores. Essa formação visa conectar os profissionais da Educação Infantil e do Ensino Fundamental, promovendo uma abordagem integrada que potencialize a alfabetização dos alunos.
O objetivo principal da nucleação é assegurar que as crianças recebam uma educação consistente e fluida, sem as interrupções comuns que ocorrem na transição entre os níveis educacionais. Com a aplicação dessa política, Joinville está investindo em uma abordagem inovadora que promete melhorar significativamente a qualidade da educação e o desenvolvimento das crianças na rede municipal de ensino.
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